Professor Eliel Guimarães expõe seus Modelos Anatômicos Artesanais na Universidade Federal de Uberlândia

29/06/2015 12:44

UFU recebe exposição de modelos anatômicos artesanais

(clique no título acima para acessar o link oficial da reportagem)

     No último mês de maio, o Prof. Eliel Guimarães expôs os seus modelos anatômicos artesanais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

 

 

Exposição faz parte do VII Simpósio de Engenharia Biomédica
Aline Pires (Estagiária de Graduação)

Para aqueles que não estão acostumados a ver como os seres humanos são por baixo da pele, a exposição realizada pelo fisioterapeuta e professor Eliel Guimarães pode ser impressionante. Eliel construiu peças feitas artesanalmente de porcelana fria, um material desenvolvido por ele, que simulam a anatomia humana e servem para o estudo do corpo humano. A exposição faz parte do Simpósio de Engenharia Biomédica que está acontecendo na UFU. As peças podem ser encontradas no saguão do bloco5O-B, até quinta-feira (22/05).

De acordo com Eliel, o projeto fez parte de seu trabalho de conclusão de curso, defendido em 2010, e a ideia surgiu porque ele notou uma dificuldade de os alunos estudarem com as peças cadavéricas que são comumente utilizadas nas aulas de anatomia. “Hoje em dia as peças servem para auxiliar na aprendizagem dos meus alunos no laboratório de anatomia”, afirma. As principais vantagens, segundo o professor, são que as peças podem ser utilizadas em aulas práticas e teóricas e são de fácil manutenção.

A intenção foi, primeiramente, científica, mas o tempo necessário para fazer uma peça com precisão científica é muito grande, por isso, para as exposições são feitas algumas peças artísticas, que não são tão fiéis, mas ainda assim são bastante detalhadas e servem para visualizar os componentes da anatomia. Sobre as exposições, Eliel afirma que, “pra mim, é gratificante porque as pessoas que tem, às vezes, até fobia de visualizar o corpo de verdade vem na exposição e aprendem sobre as funções e estruturas do corpo com essas peças.”.